top of page

A importância da educação das Crianças relativamente às Alterações Climáticas

  • Foto do escritor: APECS PT
    APECS PT
  • 15 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Frequentemente pensamos na educação das crianças para a problemática das alterações climáticas como o caminho mais correto e responsável a tomar. As crianças e jovens de hoje, enfrentam e continuarão a enfrentar enormes desafios no futuro. Consequentemente, existe uma urgente necessidade de enriquecer a literacia ambiental das crianças e gerações mais novas para que estas, tenham atitudes e comportamentos cada vez mais sustentáveis.


Além disso, as crianças podem ter um papel fundamental e atuar, elas próprias, como educadoras e sensibilizar os mais adultos. De acordo com um artigo publicado na Nature Climate Change em 2019, que incluía cerca de 268 famílias, a equipa de cientistas, concluiu que as crianças podem aumentar o nível de preocupação dos pais sobre as alterações climáticas. Isto, pois ao contrário dos adultos, as suas opiniões geralmente não refletem nenhuma ideologia religiosa ou política, enraizada.



ree
Créditos da foto: Jove Duero

Em outro estudo semelhante, publicado na Environmental Research Letters , que comparou o impacto de diferentes ações que cada pessoa pode alterar, desde a compra de carro, tipo de transporte em viagens pessoais, consumo alimentar, entre outros fatores, concluiu que filhos com base num estilo de vida capitalista e consumista é um dos maiores contributos para as alterações climáticas. Não só a superpopulação tem sido um fator polémico no debate sobre as alterações climáticas, mas o estilo de vida dos ocidentais, tem uma pegada ecológica 40x superior de emissões produzidas por pessoa comparando com uma pessoa do Bangladesh.


Nesta altura, é, portanto, urgente que se consiga sensibilizar e educar as crianças face às alterações climáticas. A Itália é o único país europeu com uma disciplina obrigatória, relacionada com as alterações climáticas. A ciência que investiga e prova as consequências e constantes alterações climáticas é complexa e está em permanente evolução. A maioria dos professores não estão de todo preparados “Muitos professores sentem que não têm o conhecimento do conteúdo ou know-how pedagógico para ensinar sobre alterações climáticas de forma eficaz.”


Sendo assim é urgente e imperativo que se consiga estabelecer desde tenra idade uma educação ambiental nas crianças. Sendo que vai de encontro ao objetivo número 4 do Desenvolvimento Sustentável, que se refere à Educação de Qualidade: Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação e estilos de vida sustentáveis.


-----------------------



Fonte: Lawson, D et al. (2019). Children can foster climate change concern among their parents. Nature Climate Change, 9, 458–462. https://www.nature.com/articles/s41558-019-0463-3


Wynes, S & Nicholas, K. (2017). The climate mitigation gap: education and government recommendations miss the most effective individual actions. Environmental Researcher, 12. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/aa7541


Autor: Ricardo Ramos

コメント


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page